s h ô(depois do Galpão tem...)
v i a g e mEstive em São Cristóvão, Sergipe, para o 33º FASC - Festival de Arte de São Cristóvão. Disseram que ia ter Jorge Ben, mas aí depois não teve. Teve Otto, Mariene de Castro, Alceu Valença e Nando Reis. Queria ter visto Jorge Ben. E o Galpão, também, que vai começar daqui a pouco, às 19h, mas agora já estou em Salvador.
A produção foi armengada e nem sempre na maior boa vontade do mundo, o que nos deu alguma dor de cabeça, mas no geral, foi positivo. A comitiva Vila Velha continha nós dA Outra Companhia de Teatro com
Debaixo D'água em Cima D'areia e o Bando com
Cabaré da RRRRRaça.
Um dos indícios engraçados de armengue é que do lado de
Cabaré..., na programação tinha "(Salvador)", e do lado de
Debaixo D'água... tinha "(Bahia)". Erro de cálculo pra comida pro jantar foi um dos maiores problemas.
Tem fotos legais. Já já eu ponho. Lá tem um povo muito religioso. Uma quantidade enorme de gente cobrindo o rosto quando aparece gente pelada no espetáculo do Bando. Foram embora no meio do espetáculo. Com a gente não foi diferente. Era Exu entrar em cena e o povo começava a se benzer. Foram embora no meio, também.
Cantamos por demais. Os maiores sucessos foram o arrocha que João introduziu (lá ele):
Petelecos de amô-ô-ô!
Entre eu e você-ê-ê!
Petelecos de amô-ô-ô!
Só pra te dar prazê-ê-ê-êr!
e a cantiga que Nildo trouxe:
Minha comadre, seu marido morreu (repete)
Não tenha medo de ficar sozinha (repete)
A despesa do enterro eu pago, ô minha comadre (repete)
E a primeira preferência é minha! (repete)
E a primeira empurrada é minha! (repete)
Sucesso.
f i l m e sAcabei na Casa de Cinema, dia desses. Meu bom amigo Moreno trabalha lá. Usou toda o seu domínio das técnicas Jedis de convencimento, para não apenas me fazer gastar todo o crédito que eu tinha na loja, como ainda me fez gastar mais dinheiro. E eu paguei o almoço dele! Tenho que aprender a me defender dessas coisas.
Aluguei "A Experiência", "Redentor" e "Rain Man". Rain Man eu nunca tinha visto. Já vi alguns filmes, que os personagens ficam repetindo coisas, e o outro diz: "Cala a boca, Rain Man!", ou outras referências. Então pensei: "esse deve ser o filme referência sobre retardados. Muitas fichas cairão". Quem diria? Estava certo. É um filme referência sobre retardados. Muitas fichas cairam. Muitas mesmo. Os anos 80 estavam lá, firmes e fortes. A muiezinha do filme aparece uma calça folgada acima do umbigo rosa. E não usa isso apra dormir. Ela sai por aí vestida assim. Impressionante.
"A Experiência" é outro. Não é o americano, que tem uma continuação. É um filme alemão. A experiência é colocar 20 cabas numa prisão simulada. Sorteia 12 prisioneiros, 8 guardas. Regras escrotas para induzir tensão e conflitos psicológicos. Preciso dizer que a coisa sai do controle? Que as situações ficam extremas? Mas mesmo assim o filme é bem bom. Eu gostei bastante. Mais que Rain Man.
"Redentor" é divertido. Achei isso porque estava de muito bom humor e bastante tolerante. Na verdade o filme é bobo e ruim.