p o aViajei a Porto Alegre e foi legal.
Essa é a praça matriz. Eu sou péssimo de "fotos de viagem". Do lado da catedral, fica o palácio do governo. Tem uma guia perguntando se eu não quero conhecer o lugar.
Na mesma praça fica a Assembléia Legislativa. Também dá pra visitar. Aprendi um monte de coisas que não aproveito, mas me diverti. Mistura de estilos arquitetônicos no mesmo prédio pareceu o mais relevante. Essa foto é depois do showzinho que teve na Assembléia (show na assembléia!).
Esse passeio tipicamente turístico, fizemos logo depois de achar hospedagem. Ritz Hotel - A casa do estudante, foi o que chamei de lar por uma semana. Uma espelunca. Porém limpinha. E com água quente e colchão de lã. Pegamos o único quarto para dois disponível. Com uma cama de casal, mas Victor não tentou nada. Nada que tenha me feito acordar, pelo menos.
Uma das primeiras coisas que se nota em Porto Alegre é que os orelhões são verdes. E tem um "corte" ligeiramente diferente.
No fim do primeiro dia (ou do segundo, não tenho certeza), fomos parar num boteco no centro da cidade, e lembramos de Buchecha. Essa foto é para provar que a cerveja Polar existe. E é boa. Pelo menos, em Porto Alegre - já que as cervejas mudam de gosto de cidade para cidade. Aliás, a lata de Coca-Cola lá também é diferente. O rapaz na foto é Mateus de Oliveira. Estava em Porto Alegre para receber um prêmio. Vai ser importante um dia.
No dia seguinte ao do boteco, fomos num lugar que eu não me lembro, assistir ao Sarau Elétrico. Um evento cheio de "gente cabeça", super-tchunks. Professores da UFRGS e outras personalidades do mundo da intelectualidade, liam trechos interessantes de livros do Humberto Ecco, sobre mitologia grega, etc, e comentavam a respeito. O Marcelo Benvenutti estava lá. (Oh!). No fim foi divertido. A idéia foi de Mauren. A local que é amiga de Victor e aparece na foto.
Não lembro porque eu tirei essa foto mas gostei dela.
Todo lugar em Porto Alegre é um centro de cultura ou museu e está aberto à visitação. Este é um museu numa sede de qualquer coisa do exército em que canhões, metralhadoras e todo tipo de veículo de guerra ficam em exposição. A grande atração desse é que você pode entrar no tanque. O que aparece na foto estava pintando no dia e não podia entrar. Aí entramos num mais fuleirinho. Não foi muito emocionante. Na foto, Maraik (não deve ser assim que escreve), amiga de Victor, Victor e o tal Mateus.
Essa é a famosa Usina do Gasômetro, no dia em que perdemos o pôr do sol. Estava em exposição uma seleção de ilustrações para imprensa, divididas em muitas categorias. Algumas coisas muito boas, outras que não entendi, mas a maioria, bem mais ou menos.
Um restaurante. Sete reais e coma até cansar. A maioria dos restaurantes lá são assim. Buffet livre. Vi de 5 a 10 reais. Comi por demais, uma fartura, tchê!
Essa foto foi tirada para Pi.
Nessa foto nem parece que estava frio. Mas estava. Victor em alguns momentos dizia: "Deixa eu bater uma foto sua!". Enfim, isso é que é foto de viagem!
Depois que descobrimos essa lanchonete perto de casa, dispensamos o café da manhã do Ritz Hotel. E sempre tomávamos o café de lá. Muito gostoso. E caro, também.
Lá o sol também se põe. Essa é a vista do porto, que, não se sabe porquê, não é aberto à visitação.
O mesmo pôr do sol. Só que "artístico".
Outra coisa é que em todo lugar tem um cinema. Esse é um corredor de um cinema minúsculo do Espaço Unibanco. Assistimos "O Cachorro". Do mesmo diretor de "Histórias Mínimas" que eu não vi, mas dizem que é bom. Bom filme, esse tal de cachorro.
Tinha uma psica isolada com cara de vou me matar a qualquer momento sentada no chão, encostada na parede das docas. Pensei: "Essa menina de calça vermelha com essa cara de vou me matar dá uma boa foto". Aí o sol se pôs e ela levantou para ir embora. Saquei a câmera e bati a foto. Victor tava na frente. Enfim... Gostei muito dessa.
}Nada para fazer momentos antes de embarcar no aeroporto de Porto Alegre.
Com febre, puto com o atraso do vôo e sem nada para fazer no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Aí pensei: Vou tirar uma foto e registrar essa situação!
Ok, por hoje é só, pessoal.
f é r i a sDeu pra ti, baixo astral
Vou pra Porto Alegre, tchau
Quando eu ando assim, meio down
Vou pra Porto e bah, tri legal
Coisas de magia, sei lá
Paralelo trinta
Alô tchurma do Bonfim
As guria tão tri afim
Garotada do bar João
Beladona e chimarrão
Que saudade da redenção
Do Fogaça e do Falcão
Cobertor de orelha pro frio
E a galera do Beira Rio
t e s t e...construindo um espetáculo sobre fotografia. Uma idéia de nome era "foque-me". Provavelmente não vai ficar. O cartaz é uma brincadeira. Também não vai ficar. Veremos o que acontece. Idéias estão surgindo.
n o t í c i a sTempão que eu não vinha nesse blog.
Fim do semestre vem aí.
Vou tirar férias de 10 dias.
Quero viajar. Tem um plano. Falta fechar.
Menino entrando em banheiro químico da praça do Campo Grande pra fumar drogas, você já viu? Eu vi hoje.